Filiação

1. FILIAÇÃO

Apesar do voo em planadores muitas vezes ser individual, é essencialmente um esporte de equipe, e uma característica do voo em planadores como esporte é a necessidade de organização para sobreviver.

Quem experimenta as incríveis sensações quando realiza os primeiros voos, não imagina a estrutura necessária para que isso possa acontecer. O privilégio de repartir o espaço aéreo com a aviação geral e linhas aéreas é fruto de permanente gestão e negociação junto ao DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). As exigências de manutenção dos planadores e rebocadores, licenciamento e certificação da capacidade física dos pilotos também são assuntos que exigem a constante interlocução da FBVP junto as autoridades aeronáuticas.

A FBVP participa da CAB (Comissão de Aerodesporto Brasileira) que representa a FAI (Fédération Aeronautique Internationale) no Brasil. A FAI é o órgão mundial responsável pela regulamentação de todos os esportes aéreos. As competições de planadores no Brasil seguem os regulamentos da FAI adaptados pela FBVP para a nossa realidade e consolidados no Manual Esportivo.

Todos os recordes e insígnias obtidas por pilotos brasileiros são processados e ratificados pela FBVP. A participação em competições internacionais obedece ao ranking brasileiro de pilotos calculado e divulgado anualmente pela FBVP. Também é pelo ranking que é definida a distribuição dos 3 planadores Schempp-Hirth Discus B cedidos à FBVP pela ANAC e do Planador PW 5 este último de propriedade da Federação.

A FBVP organiza anualmente o Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores, em conjunto com os Aeroclubes -sede e é responsável pelo calendário esportivo.

O crescimento e divulgação do voo a vela é outra frente de trabalho da FBVP. Ações nessa área que foram desenvolvidas por iniciativa da FBVP são o Projeto Santos Dumont e Projeto Voa São Paulo I e II, projetos sob a Lei de Incentivo ao Esporte, que vem tendo grande sucesso na formação de pilotos de planador.

A direção da FBVP é desempenhada exclusivamente por voluntários eleitos ou designados, com exceção da secretaria, contabilidade e trabalhos eventuais de consultoria especializada. Os recursos necessários para o desenvolvimento adequado das atividades da FBVP são oriundos principalmente das anuidades dos filiados.

Conheça as categorias de filiação e veja em qual você pode se filiar:

1 – Volovelista:

Para os que estão ingressando no esporte, e desejam registrar suas insígnias, voar em equipamentos da FBVP (PW-5). Pessoas que sejam apenas simpatizantes e aficionadas do voo a vela também podem se filiar nesta categoria.

O Sócio Volovelista precisará passar a ser sócio Competidor para disputar seu primeiro campeonato, após o que passará a integrar o Ranking.

2 - Competidor:

Para os que já estão no esporte e desejam participar de Campeonatos, ter reconhecimento das Insígnias, voar em equipamentos da FBVP (PW-5 e Discus).

2. PAGAMENTO ANUIDADE

Solicite o boleto para pagamento de sua anuidade.

Favor entrar em contato com   ou

WhatsApp (11) 91554-7171.

3. FILIE-SE

Efetue sua filiação à FBVP, clique aqui para preencher o cadastro de filiação.

© 2024 FBVP - Federação Brasileira de Voo em Planadores. Todos os direitos reservados.