Sobre a FBVP

SOBRE A FBVP

A FBVP junto as demais federações aéreas, é filiada a Comissão de Aerodesporto Brasileira – CAB, que representa os interesses do esporte junto a FAI.

Dentre as atribuições esportivas da FBVP temos:

   1. Etapas do Campeonato Brasileiro há mais de 50 anos;

   2. Atualização do regulamento esportivo, baseado nas regras FAI;

   3. Manutenção do ranking brasileiro de pilotos de competição;

   4. Registro de insígnias e recordes de velocidade, distância;

   5. Emissão da carteira FAI junto ao NAC (National Airsport Control).

A FBVP representa os interesses do esporte junto as autoridades aeronáuticas do país, como, ANAC e DECEA, zelando pelos interesses de nossa comunidade.  Vale salientar algumas atividades que são de responsabilidade da Federação:

     1. Defesa do espaço aéreo – fundamental para exercer a atividade – este problema está localizado atualmente próximo aos grandes centros, mas a tendência é que o problema de espaço aéreo aumente nos próximos anos e uma ação no sentido de defender os interesses dos volovelistas é fundamental para o futuro do esporte.

     2. Busca de patrocínios e auxílios – Em nossa história , os patrocínios eram concedidos pelo poder público, ao qual temos que agradecer o fato de existirem aeroclubes no Brasil e também a maioria dos rebocadores e planadores de instrução. Atualmente o poder público não mais oferece subsídios diretos ao esporte, e portanto, um grande desafio é conseguir patrocínios via setor privado, como leis de incentivo ao esporte, etc.

     3. Legislação – Estamos em um período de mudanças de legislação sobre formação de pilotos, estrutura de aeroclubes e escolas de pilotagem, certificação de capacidade física, manutenção de aeronaves, etc. A FBVP tem estado presente, respondendo às consultas públicas sobre o assunto, defendendo os interesses da comunidade.

      4. Distribuição de aeronaves da FBVP – aos pilotos com melhor situação no Ranking Brasileiro, são distribuídos planadores, com objetivo de facilitar o treinamento para participação nos campeonatos nacionais e internacionais. Esses planadores estão disponíveis a todos associados FBVP que preencherem os requisitos mínimos para voá-los.

Para acessar o Estatuto da FBVP clicar em:

Estatuto da FBVP 2019



Sobre a FBVP
© 2024 FBVP - Federação Brasileira de Voo em Planadores. Todos os direitos reservados.