64º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores

Planadores - qui, 08 de setembro de 2022 às 18:00


O maior evento da temporada do Voo em Planadores, o 64º Campeonato de Voo em Planadores EtapaCentro Oeste e o 64º Campeonato Brasileiro de Voo em Planadores, iniciou no dia 03 de setembro e terminará em 17/09, na cidade de Luís Eduardo Magalhães/BA, organizado pela Federação Brasileira de Voo em Planadores – FBVPDesde 2010 a cidade de Luís Eduardo Magalhães recebe os pilotos de planadores, neste local que é considerado o paraíso do voo em planadores, devido a uma meteorologia fantástica que possibilita a realização de provas longas de distância de 750 km, a geografia caracterizada por platôs e veredas, as nuvens altas, infra estrutura, e a receptividade e acolhimento da população de Luís Eduardo Magalhães.

 

Os dois eventos reunirão pilotos de todo o país.  Esperamos contar com a presença de 17 planadores no grid de decolagem, e os resultados definirão o Ranking Nacional.

 

Haverá a formação de 2 classes de competição: Open e Racing, de acordo com a performance dos planadores. Teremos na competição Provas de Distância e Provas de Velocidade. As Provas de Velocidade ocorrem seguindo um percurso com no mínimo dois pontos de virada além da chegada e da saída. Todos os pilotos que completarem as provas receberão pontos de distância e de velocidade. Os pilotos que não completarem o percurso receberão apenas pontos de distância calculados proporcionalmente à máxima distância voada. As Provas de Área consistem de provas de velocidade sobre um percurso através de no mínimo duas áreas além da saída e chegada. As provas de área terão um tempo mínimo de duração estipulado. Os pilotos que completarem as provas receberão pontos de distância e pontos de velocidade. As velocidades são calculadas dividindo-se a distância percorrida pelo tempo de duração estipulado para a prova ou tempo efetivamente gasto pelo competidor, o que for maior. Os pilotos que não completarem o percurso receberão apenas pontos de distância calculados proporcionalmente à máxima distância voada.

 

No campeonato brasileiro serão premiados, além dos vencedores, o piloto revelação da temporada, e o piloto que mais pousou fora em campo arado ou pista, que receberá o “Troféu Arado”. 

 

As provas poderão ser acompanhadas todos os dias por meio online no site da FBVP  www.planadores.org.br. Clicar na classe de planadores que deseja acompanhar.

 

Esperamos que tenhamos ótimos eventos, com a presença de vários pilotos, meteorologia excelente, provas longas todos os dias, velocidades médias altas e a presença do público.  #lem2022

 


© 2024 FBVP - Federação Brasileira de Voo em Planadores. Todos os direitos reservados.