Campeonato PanAmericano Virtual de Planadores encerrou em Novembro com as premiações em Dezembro.

Planadores - qui, 12 de dezembro de 2019 às 16:08

Campeonato PanAmericano Virtual de Planadores encerrou em Novembro com as premiações em Dezembro.

2º campeonato PanAmericano de planadores na era Virtual encerrou no dia 04 de novembro e a entrega da premiação será realizada em São José dos Campos no dia 20/12/2019.

Em uma época em que os gamers dominam o mercado, onde os adolescentes passam horas em frente aos dispositivos, a FBVV (Federação Brasileira de Voo a Vela), para fomentar e divulgar o esporte e proporcionar treinamento aos pilotos, tem realizado nos últimos anos campeonatos para pilotos de planadores virtual.

Muitos campeões mundiais têm utilizado o voo virtual em treinamento para campeonatos em regiões desconhecidas ou que não estão familiarizados e também procurando adquirir destreza na utilização dos programas de navegação, como o XCSoar, Oudie, LK8000.

As inscrições foram realizadas no mês de março e as provas virtuais ocorreram entre o dia 02 de maio e o dia 04 de novembro deste ano. Foram 18 provas utilizando os cenários virtuais de Bebedouro/SP, Luis Eduardo Magalhães/BA, Formosa/GO, Transandino/Andes, e Pumalin Park/USA. As provas seguiram uma agenda da FBVV com duas a três provas por mês, tendo início das competições às 21h30 (horário de Brasília/DF), com tempo máximo de cada prova de 1h30; as condições atmosféricas utilizadas foram as mais próximas da realidade. Os participantes contaram com auxílio de dois servidores e todas as regras foram seguidas como nos campeonatos tradicionais.

Foram inscritos 99 pilotos, destes chegaram na final 35, sendo Campeão do campeonato virtual o Piloto Nikolai Neiva (Brasil), Vice-campeão Brian Camps (Argentina) e, em 3º lugar, Rene Queiroz (Brasil). A premiação ocorrerá no dia 20 de dezembro de 2019, em São José dos Campos.

 Segundo a Presidente da FBVV, Valeria Caselato, "A organização está preparando o 3º Campeonato Panamericano de Voo a vela Virtual FBVV e pede para os participantes aguardarem as inscrições". 

Para finalizar, Valeria Caselato agradeceu à comissão organizadora e a todos os participantes e completou: “Esperamos que muitos que voam no virtual, algum dia possam estar também no voo real”.

Texto:  Márcio José Martins – MTB: 78.950


Nenhuma descrição de foto disponível.


A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, chapéu, close-up e atividades ao ar livre
,
Campeão Nikolai Neiva (Brasil),

Vice-campeão Brian Camps (Argentina)

A imagem pode conter: 1 pessoa, óculos e close-up

3º lugar Rene Queiroz (Brasil)

Nenhuma descrição de foto disponível.

© 2024 FBVP - Federação Brasileira de Voo em Planadores. Todos os direitos reservados.