LEM recebeu o 61º Campeonato de Voo a Vela do Centro Oeste.

Planadores - qua, 18 de setembro de 2019 às 12:02

Entre os dias 08 e 14 de setembro, no aeroporto de LEM (Luís Eduardo Magalhães/BA), aconteceu o 61º Campeonato de Voo a Vela sendo organizado pela FBVV (Federação Brasileira de Voo a Vela) filiada à FAI (Federação Aeronáutica Internacional) e pelo Aeroclube do Planalto Central, de Formosa/GO e seu Presidente Fabiano Almeida e teve como apoio a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães/BA.

Participaram do campeonato 13 planadores pelas Classes Open, Racing e Club e representaram vários Aeroclubes do Brasil durante a competição.

Durante o campeonato, algumas insígnias da Federação Aeronáutica Internacional (FAI) foram conquistadas pelos pilotos: Rodrigo Sorbilli (Aeroclube CVV-CTA) com triângulo 500 km FAI, Saulo Vidal (Aeroclube do Planalto Central) e Valéria Caselato (Aeroclube CVV-CTA) com triângulo 300 km FAI. Valéria Caselato conquistou o primeiro recorde feminino brasileiro em velocidade no triângulo 300 km FAI.

Valéria Caselato, Presidente da FBVV, em homenagem aos pilotos do EVV-AFA, voou com a camiseta do voo a vela AFA na sexta-feira 13 e não deu margem ao azar. “Apesar da prova difícil, no azulão, turbulento, cheio de Duster, e quase pousar fora, consegui chegar e completar a prova do dia, com uma média 74,76 km/h e 272 km voados!  Vesti a camiseta, a disciplina, usei as técnicas e o arrojo dos pilotos da EVV-AFA! ”, finaliza Valéria.

Os campeões da Classe Club: 1º Lugar -  Sergio Bassi (Aeroclube CVV-CTA), 2º Lugar - Saulo Vidal (Aeroclube Do Planalto Central), 3º Lugar - Daniel e Leonardo Lenz (Aeroclube de Bebedouro). Classe Racing: 1º Lugar - Rodrigo Sorbilli (Aeroclube CVV-CTA), 2º Lugar - Fabiano Almeida e Renato Stefanuto (Aeroclube do Planalto Central), 3º Lugar - Ricardo Oscar Raupp (Aeroclube do Planalto Central). Classe Open: 1º Lugar - Claudio Schmidt e João Alexandre Widmer (Aeroclube de Rio Claro), 2º Lugar - Luís Carlos Affonso (Aeroclube CVV-CTA), 3º Lugar - Gustavo Shigueno (Aeroclube de Bebedouro).

Os pilotos que alcançaram as melhores pontuações no Ranking de Clubes: 1º Lugar - Aeroclube de Voo a Vela CTA (890,04 pontos), 2º Lugar - Aeroclube do Planalto Central (846,43 pontos) e 3º Lugar - Aeroclube de Bebedouro (789,07 pontos). Os resultados são calculados pelo Soaring Spot através das colocações de seus pilotos nas provas.

Durante o encerramento na noite de sábado (14), estiveram presentes no evento várias autoridades, dentre elas: a Deputada Estadual na Bahia, Jusmari Oliveira, o Prefeito de LEM, Oziel Oliveira, o Procurador jurídico do município, Teófilo Jerônimo Motta e o Secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Yamashita.

As provas realizadas no 61º Campeonato de Voo a Vela do Centro-Oeste em Luís Eduardo Magalhães/BA (LEM), puderam ser acompanhadas diretamente neste site, com informações sobre os planadores (prefixo de competição, pilotos, provas, altura em tempo real, etc).

A reportagem do 61º Campeonato de Voo a Vela do Centro Oeste, na TV Bahia, pode ser assistida em https://globoplay.globo.com/v/7923771/ .

Tudo o que aconteceu no evento está nas demais mídias sociais da FBVV, Facebook: https://www.facebook.com/PlanadorBrasil/  e Instagram: https://www.instagram.com/fbvv.planadorbrasil/

Valéria Caselato, Presidente da FBVV, agradece a todos os participantes, equipes, pilotos e parceiros.

Modificações e divulgação por: Márcio José Martins - MTB 78.950/SP

Valéria Caselato, Presidente da FBVV, a Deputada Estadual na Bahia, Jusmari Oliveira, o Prefeito de LEM, Oziel Oliveira, o Procurador jurídico do município, Teófilo Jerônimo Motta e o Secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Yamashita e os campeões da Classe Club: 1º Lugar -  Sergio Bassi (Aeroclube CVV-CTA), 2º Lugar - Saulo Vidal (Aeroclube Do Planalto Central), 3º Lugar - Daniel e Leonardo Lenz (Aeroclube de Bebedouro).


Deputada Estadual na Bahia, Jusmari Oliveira e o Secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Yamashita.


Grid de Largada, no aeroporto de LEM (Luís Eduardo Magalhães/BA), durante o 61º Campeonato de Voo a Vela.


Deputada Estadual na Bahia, Jusmari Oliveira no Planador de duplo comando YK.


Valéria Caselato, Presidente da FBVV, a Deputada Estadual na Bahia, Jusmari Oliveira, o Prefeito de LEM, Oziel Oliveira, o Procurador jurídico do município, Teófilo Jerônimo Motta e o Secretário interino de Indústria, Comércio e Serviços, Eduardo Yamashita e os campeões da Classe Racing: 1º Lugar - Rodrigo Sorbilli (Aeroclube CVV-CTA), 2º Lugar - Fabiano Almeida e Renato Stefanuto (Aeroclube do Planalto Central), 3º Lugar - Ricardo Oscar Raupp (Aeroclube do Planalto Central).


© 2024 FBVP - Federação Brasileira de Voo em Planadores. Todos os direitos reservados.