Diamante - Fabio Weber

Os 300 Km de Planador - Fabio Weber
No último domingo, dia 26 de agosto de 2012, finalmente realizei o meu primeiro vôo de navegação com mais de 300 km em planador. Trata-se da realização de um grande objetivo pessoal, como volovelista, desejado há bastante tempo.

Os preparativos para este vôo se iniciaram cedo no dia 26 analisando informações meteorológicas em torno de Bebedouro, que indicavam vento calmo e favorabilidade para a formação de térmicas altas e fortes ao norte e leste da região. Nesse momento contei com o apoio dos pilotos Henrique Navarro e Eduardo Pontes para a definição dos pontos de virada do triangulo: largada em Bebedouro, seguindo para Frutal, Ituverava e chegada em Bebedouro. Em seguida, com apoio do piloto e meu companheiro de acampamento Rodrigo Sorbilli, tratamos de lastrear e equipar o planador para o vôo.

A largada ocorreu às 12 horas e 50 minutos, seguindo praticamente reto em direção a Frutal. Consegui desenvolver uma boa velocidade nessa primeira perna, gastando um pouco mais de tempo apenas para garantir uma boa reserva de altura para atravessar o Rio Grande com tranqüilidade. Contornei Frutal e fui em busca de térmicas para recuperar a altura, porém isso se tornou um pouco difícil naquela região devido a formação de uma larga camada de nuvens que sombreou o solo. Estava um pouco acima de 1000m de altura e até pensei que seria melhor retornar para Bebedouro.

Entretanto, a situação era bem mais promissora na direção do próximo ponto, Ituverava, onde consegui subir até 2950m. Estava me sentindo confortável novamente até quando sai da base de uma nuvem e notei que um dos variometros indicavam razão de subida +5m/s, apresentando inconsistência com a leitura do altímetro que diminuía suavemente. Era uma pane no variometro principal, a cerca de 100km de Bebedouro, e então retornei na ultima perna utilizando um variometro secundário, menos sensível. Adotei um estilo de pilotagem mais conservador e cruzei a vertical da linha de chegada a 1100m de altura, o suficiente para esticar o planeio e aumentar em alguns quilômetros minha navegação. No total foram 367km voados, superando as minhas expectativas!

O planejamento do acampamento volovelistico no Aeroclube de Bebedouro se iniciou em meados de julho deste ano quando eu e o Sorbilli planejamos realizar esse objetivo em comum. O local e o período foram escolhidos pela reconhecida favorabilidade da região para a prática de vôo a vela, indicada por muitos pilotos experientes, e pela analise de vôos na OLC realizados na região nos últimos quatro anos.

Gostaria de agradecer a todos que apoiaram esse acampamento, especialmente ao apoio recebido pelo pessoal do Aeroclube de Bebedouro.

 

Redes Sociais